quarta-feira, 4 de maio de 2011

PARABÉNS AO DIA DAS MÃES
                                                          
DIA DAS MÃES



Se há uma data que merece uma homenagem é o Dia das Mães. Mães de sangue, mães adotivas, mães educadoras, essas incríveis mulheres que alimentam nossa esperança no triunfo do amor e da paz.
     É uma oportunidade de manifestar o reconhecimento pelo que nossas mães fizeram e fazem por nós; um momento de rever nossa rotina para que essa manifestação não aconteça em apenas um dia do ano. O Dia das Mães pode ser uma celebração que reforça nossos laços familiares, abrindo janelas para o perdão, o carinho, a valorização humana e o afeto, bem assim como as mães tratam seus filhos.
HISTÓRICO

Festividades relativas às mães e à maternidade já existem desde a Antigüidade, em que gregos e romanos realizavam festivais em homenagem a deusas. Na Inglaterra e na Irlanda, no século 16, havia o Domingo das Mães, em que os filhos deveriam visitar anualmente a igreja de suas mães, ocasionando a reunião de parte da família. Historiadores acreditam que trabalhadores, aprendizes e servos eram liberados pelos seus senhores para visitar suas famílias. A data também servia para render homenagens a Maria, mãe de Jesus.

     O Dia das Mães moderno, comemorado por todos nós teve início nos Estados Unidos. A jovem Ann Jarvis estava em depressão porque havia perdido sua mãe e ela, junto com suas amigas, organizou uma festa em homenagem a todas as mães, viva ou morta. A festa ajudou a amenizar o sofrimento e Ann saiu em campanha pelo país, pedindo a instituição do Dia Nacional das Mães. A idéia foi tão boa que em pouco tempo se alastrou e, em 1914, o presidente Woodrow Wilson proclamou o Dia das Mães como feriado nacional, sendo comemorado no segundo domingo de maio.
     A data se espalhou pelo mundo e hoje é comemorada nos mais diversos cantos do planeta, embora aconteça em dias diferentes, distribuindo-se pelo calendário de fevereiro até novembro. No Brasil, Getúlio Vargas decretou, em 1932, que o Dia das Mães fosse comemorado também no segundo domingo de maio.


FONTE: Mundo Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário